top of page

Julie Silva (1994) é artista visual multimídias e arte educadora, sediada em Florianópolis/SC. Nasceu em Porto Alegre/RS e cresceu na região da fronteira entre Brasil e Uruguay, fato que se torna determinante em sua pesquisa artística. Desde 2021 cursa graduação em Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. Começa a produzir e expôr seu trabalho em 2018, quando participava do grupo AYA art, em Rio Grande/RS, enquanto cursava Oceanografia na Universidade Federal de Rio Grande. Trabalhou em projetos e ONG's realizando pesquisas e ações socioambientais o que impulsionou um olhar atento ao meio ambiente e à sociedade, assuntos que se mantêm presentes em sua produção artística. 
Seu trabalho deriva da experimentação de diferentes meios, faz uso de fotografia, gravura, desenho, pintura, vídeo e artes gráficas, buscando atravessamentos entre as linguagens. Carrega referências na arte conceitual, dando ênfase ao processo do trabalho e explorando a fragilidade e marginalização de algumas materialidades que utiliza, como os impressos e múltiplos.
A artista incorpora questões relacionadas à identidade, ao corpo e ao território, com olhar voltado à América Latina, traçando narrativas descoloniais acerca do meio ambiente, de nossos corpos e nossas manifestações enquanto seres humanos. Se adentra em estudos teóricos sobre antropologia, sociologia, geografia, política e história em busca de narrativas descentralizadas do conhecimento, com perspectivas feministas, afroameríndias e contracoloniais acerca do território latinoamericano. Busca entrelaçar sua percepção de si mesma como sujeito-mulher-latinamericana, fruto da miscigenação não registrada oriunda da colonização ocorrida no continente. Ao olhar para sua condição e subjetividade formada pela miscigenação, percebe-se como indivíduo em meio a um coletivo que compartilha da mesma condição. Com isso, a artista configura seu trabalho pelo viés da formação de uma coletividade a partir da singularidade de sujeitos.
Acredita na força dos coletivos, além do grupo AYA art, também fez parte do Nacasa Coletivo Artístico e atualmente cogerencia o espaço Maloca das Artes, promovendo e desenvolvendo ações culturais. Desde 2023 atua na coordenação editorial da Editora Latina, editora independente e colaborativa, construída coletivamente, desenvolvendo autopublicações dos integrantes e trabalhos de outros artistas.
No espaço acadêmico trabalhou na extensão do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) de Artes Visuais, atuando em projetos de confluência entre ensino, pesquisa e extensão com ênfase na área de conhecimento das artes visuais, estreitando as relações entre academia e comunidade, neste período tomou frente na coordenação do projeto Cineclube Presença, promovendo mostras de curta metragens em diálogo com pautas de relevância na atualidade, levantando debates sobre as temáticas apresentadas, em algumas edições com convidados e convidadas para dialogar com o público. Foi monitora no ateliê de gravura da universidade, acompanhando e auxiliando as aulas que ocorrem no espaço. Atualmente é bolsista de pesquisa pelo grupo de pesquisa Raízes Poéticas.
Participa de exposições desde 2018. Realizou sua primeira exposição individual em 2025, a mostra Territórios Movediços, com curadoria de Juliana Crispe, no Espaço Paulo Gaiad, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis/SC. Em 2024 foi contemplada no edital de ocupação das galerias da Casa de Cultura Dide Brandão, da cidade de Itajaí/SC, com a exposição 
Tecido Social, junto com a artista Gabriela Buffon, com curadoria de Juliana Crispe. Em 2023 foi selecionada para o X Salão de Artes Levino Fanzeres em Cachoeiro do Itapemirim/ES e participou das exposições coletivas Art Pop Up na Art Lab Gallery em São Paulo/SP e PropositAções Docentes na Galeria Jandira Lorenz em Florianópolis/SC. Participou das projeções fotográficas La Glória, promovido pela Revista Balam em Buenos Aires e Corpo Cidade na 7ª edição do BC Foto Festival em Balneário Camboriú/SC. Teve trabalhos publicados nas revistas Slag Glass City, na edição CITY OUT OF TIME, em Chicago/IL, Trama Bodoque, número 163 do ano 05, e no projeto editorial Bandera, edição Fronteras, nº4, da Casa Espiral na Cidade do México.

​Julie Silva (1994) is a multimedia visual artist and art educator, based in Florianópolis/SC. She was born in Porto Alegre/RS and grew up in the border region between Brazil and Uruguay, a fact that becomes decisive in her artistic research. Since 2021, she has been studying a degree in Visual Arts at the State University of Santa Catarina, in Florianópolis/SC. She began producing and exhibiting her work in 2018, when she participated in the AYA art group, in Rio Grande/RS, while studying Oceanography at the Federal University of Rio Grande. She worked on projects and NGOs carrying out research and socio-environmental actions, which encouraged an attentive look at the environment and society, issues that remain present in her artistic production.
Her work derives from experimentation with different media, using photography, engraving, drawing, painting, video and graphic arts, seeking crossovers between languages. She carries references in conceptual art, emphasizing the work process and exploring the fragility and marginalization of some materialities she uses, such as prints and multiples.
The artist incorporates issues related to identity, the body and territory, with a focus on Latin America, tracing decolonial narratives about the environment, our bodies and our manifestations as human beings. She delves into theoretical studies on anthropology, sociology, geography, politics and history in search of decentralized narratives of knowledge, with feminist, afroamerindians and counter colonial perspectives on the Latin American territory. She seeks to intertwine her perception of herself as a american latin-woman-subject, the result of unregistered miscegenation arising from the colonization that occurred on the continent. When looking at her condition and subjectivity formed by miscegenation, she perceives herself as an individual in the midst of a collective that shares the same condition. With this, the artist configures her work through the formation of a collective based on the singularity of subjects.
She believes in the strength of collectives, in addition to the AYA art group, she was also part of the Nacasa Coletivo Artístico and currently co-manages the Maloca das Artes space, promoting and developing cultural actions. Since 2023, she has worked in the editorial coordination of Editora Latina, an independent and collaborative publisher, built collectively, developing self-publications by members and works by other artists.
In the academic space, he worked on the extension of the Visual Arts Interdisciplinary Educator Training Laboratory (LIFE), working on projects that combine teaching, research and extension with an emphasis on the area of knowledge of visual arts, strengthening relations between academia and the community, in this period took the lead in coordinating the Cineclube Presença project, promoting short film shows in dialogue with topics of relevance today, raising debates on the themes presented, in some editions with guests and invited people to dialogue with the public. She was a monitor at the university's engraving studio, following and assisting the classes that take place there. She is currently a research fellow at the Raízes Poéticas research group.
She has participated in exhibitions since 2018. She held her first solo exhibition in 2025, the show Territórios Movediços, curated by Juliana Crispe, at Espaço Paulo Gaiad, at the BADESC Cultural Foundation, in Florianópolis/SC. In 2024, she was selected in the call for occupation of the galleries of the Casa de Cultura Dide Brandão, in the city of Itajaí/SC, with the exhibition Tecido Social, together with the artist Gabriela Buffon, curated by Juliana Crispe. In 2023, she was selected for the X Salão de Artes Levino Fanzeres in Cachoeiro do Itapemirim/ES and participated in the group exhibitions Art Pop Up at the Art Lab Gallery in São Paulo/SP and PropositAções Docentes at the Galeria Jandira Lorenz in Florianópolis/SC. She participated in the photographic projections La Glória, promoted by Balam Magazine in Buenos Aires and Corpo Cidade in the 7th edition of the BC Foto Festival in Balneário Camboriú/SC. Her works were published in the magazines Slag Glass City, in the CITY OUT OF TIME edition, in Chicago/IL, Trama Bodoque, number 163 of the year 05, and in the editorial project Bandera, Fronteras edition, nº4, by Casa Espiral in Mexico City.

currículo completo

formação

2024 - | Grupo de pesquisa Raízes Poéticas (UDESC).

2023 - | Grupo de pesquisa Articulações Poéticas (CNPq/UDESC).

2021 - | Licenciatura em artes visuais, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC.

2014 - 2019 | Oceanografia, Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC.

experiencia profissional

2024 - | Pesquisadora pelo grupo Raízes Poéticas.

2023 - | Coordenação editorial na Editora Latina, Florianópolis/SC.

2023 - 2024 | Monitora do Ateliê de Gravura da UDESC, Florianópolis/SC.

2022 - 2023 | Extensionista no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) de Artes Visuais (CAPES/UDESC), Florianópolis/SC.

2022 - 2023 | Organizadora do cinceclube Presença, Florianópolis/SC.

2020 | Integrante do Nacasa coletivo artístico, Florianópolis/SC.

2018 | Integrante do AYA art, Rio Grande/RS.

 

exposições/seleções

2025

  Exposição coletiva CompostarGaleria Jandira Lorenz, Florianópolis/SC.

  Exposição individual Territórios Movediços, curadoria de Juliana Crispe, Espaço Paulo Gaiad,.Fundação Cultural BADESC, Florianópolis/SC.

  Exposição coletiva Arte: substantivo feminino,  curadoria de Simone Rolim de Moura, Ticiane Marassi, Mara Vasconcelos e Rita Coitinho. Museu Victor Meirelles, Florianópolis/SC

2024 

  Exposição Tecido Social, de Julie Silva e Gabriela Buffon, com curadoria de Juliana Crispe. Galeria Mauro Caelum, Casa de Cultura Dide Brandão, Itajaí/SC.
  Exposição coletiva internacional O Coletivo é Político, curadoria de Juliana Crispe, Letícia Honorio, Lorena Galeri e Thainá Castro. Galeria Jandira Lorenz, Florianópolis/SC.
  Salão de Artes de Jacareí, Centro de Memória, Jacareí/SP.
  Exposição de lambe-lambes Faísca Latina, 2ª edição, curadoria de Francela Carrera, Juliana Crispe e Silvana Macêdo. Itinerância: Maratona Cultural, UDESC, CEART, em Florianópolis/SC, Brasil; Casa de la Cultura, Mural para INA, Mural para Hospital de Occidente, C.E.B Sabio, Caseta del barrio El Pedregal, na Ciudad de Santa Rosa de Copan, Honduras; Paso peatonal da av. Boulevard Suyapa, Paso peatonal da av. Boulevard Centroamerica, Centro cultural MUA (Mujeres en las Artes), Sala Mujeres del Arte Contemporáneo, Sala MAC, em Tegucigalpa, Honduras.
  Coletiva Parede-Manifesto, evento Dobra o Ruído. UFPel, Pelotas/RS.
  Exposição Biblioteca. Galeria A SALA, Centro de Artes/UFPel, Pelotas/RS

2023 

  2ª Edição da Feira de Publicações Coletivo Elza e Livraria Latinas. Espaço Cultural Baiacu De Alguém, Florianópolis/SC.

  Exposição/publicação Território Impresso. Sala de Leitura/Sala de Escuta (DAV/CEART/UDESC), Florianópolis/SC, curadoria de Daniele Zacarão, Gabriel Bonfim, Joanna Leoni, Juliana Silva e Matheus Abel.

  Feira de arte impressa e publicações independentes Maresia. Florianópolis/SC.

  Coletiva PropositAções Docentes. Galeria Jandira Lorenz, Florianópolis/SC.

  2ª edição Fotografa Rancho. Rancho Queimado/SC, curadoria de Lucila Horn.

  Convocatória internacional PUBLIQUE!. Galeria Jandira Lorenz, Florianópolis/SC.

  Projeção Corpo Cidade, 7ª edição BC Foto Festival, curadoria de Lucila Horn. Balneário Camboriú/SC.

  X Salão de Artes Levino Fanzeres. Casa da Memória, Cachoeiro do Itapemirim/ES.

  Mostra artística da 22ª Semana de Imagem e Som da UFSCar. São Carlos/SP.

  Projeção fotográfica La Glória, organizado pela Revista Balam. Buenos Aires, Argentina.

  Coletiva Art Pop Up, curadoria de Juliana Mônaco. Art Lab Gallery, São Paulo/SP.

  21ª Coletiva Contemporânea EUEARTE. Online. 

2022

  Coletiva Olhar Delas. Galeria NC, Florianópolis/SC, curadoria de Cacé.

  Exposição Retratos Dissolvidos. Sarau da Sineta, Florianópolis/SC.

2021

  Exposição na galeria do Espaço Crânio, Florianópolis/SC.

2020

  Convocatória É de Tal Maneiro, promovido pelo Partido Performático do Brasil. Online.

  Coletiva Mostra Tua Arte. Belém/PA.

2019

  14º Ciclo de investigações em artes visuais, PPGAV UDESC. Florianópolis/SC.

 

publicações/revistas

2025

Revista [compor], edição Raízes para [compor], v. 1, 2025. Editada pelo Coletivo [compor] e vinculada ao Grupo de Pesquisa [compor] UDESC/CNPq, Florianópolis/SC, ISSN 2526-4869.

2024

Revista [compor], edição Palavras-sopros, v. 1, 2023. Editada pelo Coletivo [compor] e vinculada ao Grupo de Pesquisa [compor] UDESC/CNPq, Florianópolis/SC, ISSN 2526-4869.

2023

FAÍSCAEMCHAMA, revista Slag Glass City, edição CITY OUT OF TIME. DePaul Publishing Institute,  DePaul University, Chicago/IL, Estados Unidos, ISBN 2644-1004.

Cartas a um/a professor/a: desejos, receios e questionamentos. Orgs Tharciana Goulart da Silva e Lígia Cristina de Brito. Editora UDESC, Florianópolis/SC, DOI 10.5965/9786588565766.

Identidade-Território, projeto editorial Bandera nº4, edição Fronteras. Casa Espiral, Cidade do México, México.

CORPO-TERRA, revista Trama Bodoque, ano 05, número 163, ISBN 2764-0639.

obras em acervos

Casa da Memória, SEMCULT da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES.

Projeto Lugares-Livro/UFPel, Pelotas/RS.
Acervo do grupo de pesquisa Articulações Poéticas, UDESC, Florianópolis/SC.

outros

2024

Curadoria, gestão e produção da convocatória Exposição-Ocupação Escaninho, Hall do Departamento de Artes Visuais - CEART/UDESC, Florianópolis/SC.

2023

Mediação, curadoria educativa e produção de material educativo da exposição Fayga Ostrower: Muito além dos Universos, 26ª Edição do Projeto Armazém, Galeria Jandira Lorenz, Florianópolis/SC.

bottom of page